O sexo deve ser um momento de intimidade, conexão e felicidade. Porém, nem sempre assim o é… Algumas mulheres sentem dores durante a relação sexual e, muitas vezes, acreditam que é perfeitamente normal. Só que não é!
O Vaginismo é uma disfunção sexual caracterizada por um conjunto de espasmos e contrações involuntárias da vagina que causam muita dor e desconforto durante as relações sexuais ou, até mesmo na inserção de objetos como os absorventes internos (tampões) ou o espéculo vaginal (utilizado em citologias – o famoso exame do papanicolau).
Essa alteração pode acontecer em qualquer fase da vida da Mulher e a dor chega a ser de tal forma intensa que a penetração se torna algo impossível. Disfunções do pavimento pélvico ou problemas psicológicos, tais como ansiedade, stress, medo do contato físico ou de engravidar, traumas do passado relacionados com o parto ou abusos sexuais, podem estar na sua origem.
Em Portugal, estima-se que 40% a 70% das Mulheres têm dor genital durante a penetração, por isso, é importante que ela seja examinada por um ginecologista, pois só ele, pela sua especialização profissional, consegue identificar o tipo de vaginismo e indicar o tratamento mais adequado. Quando se torna claro que as causas são psicológicas, um psicólogo ou um psiquiatra com especialização em sexologia clínica, juntam-se nesta jornada tornando-se primordiais para ajudar a cuidar das emoções e lidar com traumas.
A educação sexual é de extrema importância nestes casos porque ao conhecer o seu organismo e os gatilhos emocionais que a acompanham, a Mulher consegue entender a sua dor e tudo o que acontece no seu corpo.
No Instituto Penque, temos uma equipa de especialistas que têm um só propósito: cuidar do bem-estar integral da Mulher. Se tiver estes sintomas ou precisar de esclarecimentos sobre este tema procure ajude da nossa especialista em sexologia clínica, a Dra. Íris Carvalho, estamos aqui para a acompanhar! ☺️