A menstruação faz parte do ciclo menstrual e caracteriza-se pelo conjunto de mudanças fisiológicas cíclicas que ocorre nas mulheres e que tem como finalidade a promoção da fecundação. Todos os meses se repete, e, apesar dos desconfortos que causa, tem uma relação com a saúde feminina.
Ela não é sempre igual nas mulheres possuindo uma variação em relação ao fluxo sanguíneo, cor do sangue e periodicidade do ciclo, para além de, conforme a idade, ir mudando durante a vida.
A mudança de cor da menstruação pode indicar, entre outras coisas, uma alteração na saúde.
A menstruação mais avermelhada é normal e esperada nos primeiros dias em ciclos saudáveis.
A menstruação alaranjada resulta da mistura do sangue menstrual e um corrimento gelatinoso. Pode sinalizar uma infeção não tratada e trazer consigo sintomas como dores, comichões ou um odor forte.
A menstruação cor de vinho aparece em mulheres que têm um fluxo muito intenso. Pode estar associada à endometriose e vir acompanhada de cólicas e muitas dores, febre e um forte mau odor.
O sangue preto no ciclo menstrual preocupa bastante as mulheres. No entanto, é considerado mais comum do que se pensa e não indica nenhum problema de saúde. A cor deve-se apenas ao tempo que o sangue passa “fechado” no útero ou na vagina.
A menstruação cor-de-rosa é outro dos sustos causados nas mulheres. Ela é a junção do vermelho do sangue – que pode ou não pertencer à menstruação – com as secreções naturais femininas. Muitas vezes, essa cor pode também estar associada a alterações hormonais, infeções vaginais e lesões internas na vagina ou no útero. Pode ser um sangramento de escape quando se usa anticoncecionais orais ou se inicia uma gravidez.
A menstruação tem uma ligação íntima com a saúde feminina e, é comum que a sua cor mude ao longo dos dias do ciclo. Afinal, ela varia de pessoa para pessoa, pois os nossos corpos e os nossos ciclos são únicos! 🤍