O Instituto
Conheça-nos melhor
O Instituto Penque nasceu de uma necessidade pessoal que se fez sentir. Quis-se proporcionar a outras Mulheres o que não existia até então: um espaço onde somos acolhidas de forma integrada, com um olhar médico atento sobre o seu ciclo menstrual, e que leve em conta que o seu percurso individual de vida, insere-se em contextos socioculturais que condicionam o género feminino.
A mulher tende a desenvolver o dobro de questões de saúde mental, em relação ao homem. Urge compreender que vivemos numa sociedade com padrões sociais predefinidos e enraizados que impedem um profundo (auto)conhecimento sobre a fisiologia menstrual, que é singular do corpo feminino.
Queremos questionar o que é afinal ser-se Mulher e dar tempo e espaço para o debate aberto, descomplicado e sem tabus, sobre questões de género, com a tónica nas suas diferenças, que devem ser abraçadas e vivenciadas em total conexão e equilíbrio com a vida familiar, laboral e social.
Na base está o paradigma de que a saúde mental resulta necessariamente de três pilares do bem-estar: físico, emocional e social. Assim, não vemos como cuidar do Eu sem que seja para partilhar com o Outro, pelo que é hora de repensar o feminino e de dar atenção à saúde da mulher no coletivo.
Assim, do sonho nasceu este espaço, que agrupa uma equipa de especialistas que têm uma mesma vontade e um só propósito: o bem-estar integral da mulher.
A nossa missão
Acompanhar a Mulher ao longo dos seus ciclos de vida, aliviando os seus sintomas emocionais e psicológicos, conferindo-lhe autoconhecimento para sentir-se bem com quem é.
A nossa visão
Promover o debate para melhor compreender o papel do feminino na sociedade em que vivemos e acelerar mudanças que impactem positivamente o equilíbrio de géneros na vida familiar, laboral e social.
Os nossos valores
Bioindividualidade
Evidência Científica
Diálogo
Competência
Rigor Ético
Dedicação
Trabalho de Equipa
Autonomia de vida
Contribuição
Confiança
(Auto)Conhecimento
Inovação