Glossário / Síndrome do Intestino Irritável
Síndrome do Intestino Irritável
O que é?
O Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal que se estima que afeta 1 em cada 10 adultos em todo o mundo. O diagnóstico é feito após descartar outras doenças como doença celíaca e doenças inflamatórias intestinais. Caso não se identifiquem lesões gastrointestinais ou outras causas clínicas para os sintomas de desconforto habituais é atribuído o diagnóstico pelo médico este.
O SII é considerado um distúrbio do eixo cérebro-intestino. O cérebro e o intestino comunicam de forma desfasada o que causa uma hipersensibilidade visceral levando a uma resposta exagerada a estímulos comuns como flutuações hormonais, alimentos, bebidas e medicamentos.
Sintomas
Os sintomas variam de pessoa para pessoa podendo ser ligeiros ou verdadeiramente debilitantes. Dor abdominal recorrente, dor ou desconforto ao evacuar, alteração na frequência das evacuações, alteração da textura das fezes associadas a dor ou desconforto e inchaço exagerado, por fezes levando a barrigas que lembram barriga de grávida são alguns dos sintomas habituais.
Causas
Não existe uma causa única para o SII e a ciência ainda procura por algumas respostas. No entanto, sabemos que existem alguns fatores que podem contribuir para a sua génese. É mais comum nas mulheres e surge muitas vezes após uma infeção intestinal grave.
Foram identificados alguns genes relacionados com o funcionamento intestinal que podem estar relacionados, no entanto a sua expressão está dependente de fatores ambientais e parece que o stress é um fator que ativa esta predisposição. Pessoas com depressão e ansiedade têm mais probabilidade de ter SII.
Consequências
Clinicamente a SII não está associada a lesões físicas no intestino e por isso as consequências do SII tendem a ser principalmente emocionais e sociais. Caso não exista investimento na melhoria dos sintomas e acompanhamento especializado os sintomas de um SII descompensado podem ser graves.
A imprevisibilidade dos sintomas e o desconforto intensificam muitas vezes a ansiedade. As pessoas podem isolar-se, evitar ambientes sociais e gerar uma relação emocional conflituosa com a comida, com o seu corpo e com a vida.
Como tratar
Não está identificada uma cura para o SII. No entanto, existem terapêuticas nutricionais e psicológicas com evidencia de melhorar significativamente os sintomas e qualidade de vida dos portadores do SII.
A dieta revolucionou a sua gestão com pesquisas a demonstrar que a maioria das pessoas consegue gerir os sintomas fazendo alterações aquilo que come e bebe. Numa abordagem de primeira linha é importante garantir um padrão alimentar adequado, evitar alimentos e bebidas estimulantes como o álcool, cafeina, comida picante e oferecer um aporte hídrico e de fibra adequado para aos sintomas.
Caso os sintomas não resolvam, numa abordagem de segunda linha sempre acompanhada por um nutricionista, uma dieta de eliminação baixa em FODMAP´s poderá melhorar os sintomas e permitir a identificação de intolerâncias alimentares associadas ao SII.
No entanto, é importante salientar que as alterações à alimentação são insuficientes para alcançar a melhor gestão possível dos sintomas. De forma a reconetar o eixo cérebro intestino a higiene do sono, mindfulness, técnicas de relaxamento e respiração e psicoterapia são algumas das estratégias que podem ajudar a melhorar os sintomas na base da sua origem.
Referências
- Ford AC, Sperber AD, Corsetti M, Camilleri M. Irritable bowel syndrome. Lancet. 2020 Nov 21;396(10263):1675-1688. doi: 10.1016/S0140-6736(20)31548-8. Epub 2020 Oct 10. PMID: 33049223.
- Camilleri M. Diagnosis and Treatment of Irritable Bowel Syndrome: A Review. JAMA. 2021 Mar 2;325(9):865-877. doi: 10.1001/jama.2020.22532. Erratum in: JAMA. 2021 Apr 20;325(15):1568. PMID: 33651094.
- Bonetto S, Fagoonee S, Battaglia E, Grassini M, Saracco GM, Pellicano R. Recent advances in the treatment of irritable bowel syndrome. Pol Arch Intern Med. 2021 Aug 30;131(7-8):709-715. doi: 10.20452/pamw.16067. Epub 2021 Aug 30. PMID: 34463082.