Skip links

Glossário / Perturbações do Comportamento Alimentar

Perturbações do Comportamento Alimentar

O que é?

As Perturbações do Comportamento Alimentar são condições psiquiátricas graves caracterizadas por alterações no comportamento alimentar.

Estas alterações podem incluir a restrição na ingestão de alimentos, o consumo excessivo de grandes quantidades de comida, seguido por sentimentos de culpa e vergonha, e, por vezes, comportamentos compensatórios, como vómitos autoinduzidos, uso excessivo de laxantes, diuréticos ou exercício em excesso, ou uma combinação destes comportamentos.

Sintomas

Existem vários tipos de perturbações alimentares, sendo as três mais conhecidas a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a perturbação da ingestão alimentar compulsiva.

  • A Anorexia Nervosa é caracterizada pela restrição alimentar significativa, resultando numa perda progressiva de peso. Na anorexia, é comum apresentarem uma perceção distorcida da sua própria imagem corporal e um medo intenso de ganhar peso.
  • A Bulimia Nervosa envolve episódios de compulsão alimentar, nos quais os indivíduos ingerem grandes quantidades de comida, seguidos por sentimentos de culpa e vergonha, e por comportamentos compensatórios para prevenir o ganho de peso tais como vómitos autoinduzidos, uso de laxantes ou diuréticos, e/ou exercício intenso. Ao contrário da anorexia, as pessoas com bulimia geralmente mantêm um peso corporal normal ou próximo ao normal.
  • A Perturbação da Ingestão Alimentar Compulsiva é caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar, sem comportamentos compensatórios como na bulimia.

Consequências

As perturbações alimentares acarretam uma série de complicações físicas, afetando cada célula, tecido e órgão do corpo.

É importante salientar que as perturbações alimentares não se centram apenas na comida em si, mas nas emoções. A forma como a pessoa lida com a comida pode fazê-la sentir-se mais capaz de lidar ou pode fazê-la sentir-se no controlo, embora possa não estar ciente do propósito que este comportamento está a servir. Estas doenças têm, portanto, uma natureza emocional e física que pode colocar a vida em risco.

Também é importante destacar que as perturbações alimentares estão frequentemente relacionadas a outras perturbações mentais, tais como a depressão, ansiedade e abuso do consumo de substâncias químicas.

Tratamento

O tratamento destas doenças deve ser iniciado o mais rapidamente possível e, em geral, deve envolver uma equipa multidisciplinar composta por um psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

Referências

  1. Call, C., Walsh, B. T., & Attia, E. (2013). From DSM-IV to DSM-5. Current Opinion in Psychiatry, 26(6), 532–536. https://doi.org/10.1097/yco.0b013e328365a321
  2. DSM- 5 diagnostic criteria for Eating Disorders – InsideOut Institute. (n.d.). https://insideoutinstitute.org.au/assets/dsm-5%20criteria.pdf
  3. Health consequences. National Eating Disorders Association. (2018, February 22).
  4. https://www.nationaleatingdisorders.org/health-consequences
  5. U.S. Department of Health and Human Services. (n.d.). Eating disorders: About more than food. National Institute of Mental Health. https://www.nimh.nih.gov/health/publications/eating-disorders

Muito Obrigada

Ficamos felizes por a receber!

Para agendamento de consulta ou de acompanhamento integrado, entre em contacto connosco:

Continuar a navegar

Agendar

Ficamos felizes por a receber!

    Dúvidas? Fale connosco

    Inscrição no Curso de Cuidados Perinatais:
    Bem-estar Integral na Gravidez, Parto e Pós-parto

    Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

      Dúvidas? Fale connosco

      Inscrição no programa de mindfulness

      Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

        Dúvidas? Fale connosco

        Inscrição na formação “Como gerir a ansiedade”

        Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

          Dúvidas? Fale connosco