Glossário / Perturbação da Personalidade Narcísica
Perturbação da Personalidade Narcísica
O que é?
A Perturbação da Personalidade Narcísica caracteriza-se por uma necessidade constante de atenção e admiração, tendo as pessoas um foco excessivo em si próprias. Para além disso, existe ainda uma falta de empatia em relação aos outros e acabam por utilizar diferentes meios para obterem reconhecimento profissional e social.
Sintomas
Os sintomas podem incluir uma ideia amplificada delas próprias, como se acreditassem que são especiais e merecedoras de tratamento preferencial. Pode existir ainda intolerância à crítica, levando a reações exageradas, como irritabilidade e desvalorização do outro. Manipulação, dificuldade em empatizar com o sofrimento dos outos e necessidade de admiração são outros dos sintomas frequentes.
Causas
Pensa-se que as causas estão associadas a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de desenvolvimento.
Consequências
São várias as possíveis consequências da PPN. A procura de admiração e a falta de empatia podem originar dificuldades relacionais, e mesmo profissionais. Podem também estar associadas ao isolamento social e a outras perturbações mentais, como depressão e ansiedade. No entanto, são na sua maioria pessoas que se adaptam satisfatoriamente.
Como tratar
Iniciar tratamento pode ser difícil já que as pessoas podem ser resistentes ao mesmo devido à sua visão exagerada de si mesmas. No entanto, a psicoterapia é frequentemente a abordagem de tratamento de eleição.
Referências
- American Psychiatric Association (2013) Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. 5th edn. Washington, D.C.: American Psychiatric Publishing.
- Harrison, P.J. et al. (2018) Shorter Oxford Textbook of Psychiatry. Oxford: Oxford University Press.
- Perez-Rodriguez, Maria Mercedes; Bulbena-Cabré, Andrea; Bassir Nia, Anahita; Zipursky, Gillian; Goodman, Marianne; New, Antonia S. (2018). The Neurobiology of Borderline Personality Disorder. Psychiatric Clinics of North America, 41(4), 633–650. doi:10.1016/j.psc.2018.07.012