Glossário / Hormonas Femininas
Hormonas Femininas
As hormonas do sistema reprodutivo são essenciais para regular a sexualidade e a fertilidade. São responsáveis pela puberdade, ciclo menstrual, gravidez, menopausa e desejo sexual, entre outras funções.
As principais hormonas reprodutivas na sexo feminino são o estrogénio e a progesterona, primordialmente produzidas nos ovários. A glândula hipofisária produz, armazena e estimula a produção de outras hormonas que regulam o sistema reprodutivo, como a hormona estimuladora dos folículos (FSH), hormona luteinizante (LH) e a prolactina.
Estrogénio
Os estrogénios são um grupo de hormonas (estradiol, estrona e estriol) com um papel importante no crescimento e no desenvolvimento reprodutivo da mulher.
Onde são produzidos
Os estrogénios são produzidos maioritariamente nos ovários (pelos óvulos). O tecido adiposo e as glândulas suprarrenais (localizadas acima de cada rim) produzem pequenas quantidades de estrogénio.
Na mulher em idade reprodutiva, os níveis de estrogénio variam ao longo mês, de acordo com o ciclo menstrual. Os níveis mais elevados ocorrem a meio do ciclo e os mais reduzidos durante a menstruação. Após a menopausa os níveis de estrogénio estão reduzidos.
Os homens produzem apenas uma pequena quantidade de estrogénios.
Progesterona
A progesterona é uma das hormonas sexuais, importante para o desenvolvimento sexual na puberdade, na regulação do ciclo menstrual e na reprodução.
Onde é produzida
A progesterona é secretada nos ovários, pelo corpo lúteo, uma glândula endócrina temporária, produzida a partir do folículo, após a ovulação, durante a segunda metade do ciclo menstrual.
Quais as funções
A função principal da progesterona é preparar o endométrio (revestimento do útero) para uma potencial gravidez após a ovulação. Neste sentido, promove o espessamento do endométrio para acomodar um ovo fertilizado e inibe também as contrações musculares do útero.
Posteriormente, após o desenvolvimento da placenta, a progesterona passa também a ser secretada pela mesma, assegurando níveis altos de progesterona durante toda a gravidez, impedindo uma nova ovulação.
Durante a gravidez, a progesterona também está envolvida na estimulação das glândulas mamárias em preparação para a amamentação.
Quando a mulher não engravida, o corpo lúteo desaparece, reduzindo dessa forma os níveis de progesterona, o que desencadeia posteriormente uma nova menstruação.
Referências
- https://www.endocrine.org/patient-engagement/endocrine-library/hormones-and-endocrine-function/reproductive-hormones
- Endocrinologia Clínica 7ª edição, 2020 Vilar, Lúcio