Glossário / Género
Género
O que é?
O conceito de género deve ser entendido como um constructo socialmente adquirido, referindo-se à representação mental, social e/ou cultural de categorias género. Assim, quando falamos de género, não estamos a falar de sexo (mero marcador biológico que distingue seres humanos em homens e mulheres, atendendo a características físicas e fisiológicas como cromossomas, hormonas e órgãos genitais), mas antes à expressão social de estereótipos da masculinidade vs feminilidade que orientam traços de personalidade, comportamentos ou atitudes, padrões ou papéis sociais. Estas expectativas, traços e padrões variam de acordo com a sociedade e o momento histórico.
O género compreende uma ampla gama de representações ligadas aos comportamentos que definem o que é esperado, permitido e valorizado numa mulher e num homem.
Nas sociedades, é frequente encontrar discrepâncias e desigualdades entre mulheres e homens em termos de responsabilidades atribuídas, atividades desempenhadas, acesso a recursos, controlo sobre os mesmos e oportunidades na tomada de decisões.
O género está enraizado num contexto sociocultural mais amplo, entrelaçando-se com outros fatores relevantes, como origem racial e étnica, idade, nível de pobreza, entre outros.
Papéis Sociais do Género
Conjunto de normas de ação e comportamento, tradicionalmente atribuídas a homens e mulheres e classificadas, respetivamente, por masculinas e por femininas.
Os papéis de género aprendem-se através de processos de socialização e podem alterar-se não sendo, por isso, fixos.
Identidade de Género
Identidade de género refere-se ao autorreconhecimento pessoal e profundo enquanto homem ou mulher, enquanto ambos, ou enquanto pessoa trans e/ou não binária.
É importante salientar que esta vivência interna e individual é percebida por cada pessoa em relação ao género com o qual se identifica, e pode ou não coincidir com o sexo atribuído à nascença. Pode incluir, se escolhido livremente, a alteração da aparência ou do corpo através de meios cirúrgicos, farmacológicos ou de outra natureza, bem como outras manifestações de género, como comportamento, vestuário, expressão verbal e corporal.