Glossário / Fadiga
Fadiga
A fadiga é uma sensação de exaustão que vai além do cansaço comum. É um sintoma comum em quem tem doenças autoimunes.
A fadiga é frequentemente descrita como avassaladora, debilitante e, em muitos casos, difícil de explicar a quem nunca a experimentou. Poderíamos dizer que ter fadiga é como o cansaço que se sente quando se tem gripe ou uma virose, ou como se carregasse um colete com peso durante todo o dia.
Causas
As causas da fadiga são desconhecidas, no entanto existem diversos fatores que se consideram estar associados à fadiga. A inflamação crónica ou a atividade de uma doença autoimune poderão causar fadiga, mas também outros fatores como distúrbios de sono, stress, ansiedade ou depressão. Alguns medicamentos utilizados nas doenças autoimunes poderão também contribuir para a fadiga.
Como Aliviar
Embora a fadiga possa ser um desafio constante, especialmente de quem vive com uma doença autoimune, a compreensão e a gestão ativa podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
Cada pessoa enfrenta a fadiga de maneira única, por isso é fundamental encontrar as estratégias que melhor funcionam para si. Uma das estratégias que tem demonstrado melhores resultados é a manutenção de atividade física regular. Pode ser um desafio inicialmente, mas é importante que comece com calma e encontre o seu ritmo confortável de atividade física e vá progredindo gradualmente.
Ter sono de qualidade, aprender estratégias para gerir o stress e manter uma dieta saudável são também estratégias fundamentais. A comunicação com a equipa médica sobre este sintoma é importante para que se descartem possíveis causas do mesmo. O acompanhamento psicológico poderá ajudar a reduzir o impacto emocional deste sintoma.