Glossário / Doenças Autoimunes
Doenças Autoimunes
O que é?
O sistema imunitário tem como função a proteção do nosso corpo, atacando microrganismos estranhos que de alguma forma nos podem prejudicar. No entanto, sem se perceber bem porquê, nas doenças autoimunes este ataque é descontrolado e pode acontecer a diferentes tecidos ou órgãos do próprio corpo, e em diferentes tipos de gravidade.
Este ataque enfraquece a função do corpo e pode chegar a ser ameaçador de vida. Existem mais de 80 doenças autoimunes diferentes, as mais conhecidas são a Diabetes, Esclerose Múltipla, Artrite Reumatóide ou Lúpus. Muitas destas doenças são difíceis de diagnosticar, podendo levar anos.
A maioria não tem cura, sendo portanto doenças crónicas que exigirão tratamentos de longa duração para controlar os seus sintomas. Estas doenças são também muitas vezes mais prevalentes em mulheres do que em homens.
Sintomas
Os sintomas variam muito conforme a doença autoimune que estejamos a considerar. Podem afetar quase qualquer tecido ou órgão uma vez que o que acontece é um ataque do sistema imunitário e o mesmo pode ser generalizado. Sintomas comuns à maioria das doenças autoimunes são a fadiga e a dor.
Causas
A causa das doenças autoimunes é desconhecida, no entanto sabe-se que provavelmente resultam de uma interação entre fatores genéticos e ambientais. O género ou certas características étnicas estão relacionadas com a probabilidade de desenvolver uma doença autoimune.
Consequências
Viver com uma doença autoimune pode trazer diversas consequências para a qualidade de vida. Essas consequências são não só as vindas da incapacidade que os sintomas podem causar, como a dor, fadiga ou outros.
Mas viver com uma doença autoimune exige um processo de adaptação, de integração da doença na percepção de si próprio, aceitação da mesma, e aprendizagem. Um diagnóstico de uma doença autoimune pode exigir alterações nos objetivos de vida ou papéis sociais.
No entanto, é possível tornar este processo de adaptação mais positivo, existindo a promoção de estratégias que possam promover a redução do seu impacto na qualidade de vida.
Tratamento
O tratamento das doenças autoimunes é diferenciado para cada doença e deve ser também diferenciado de pessoa para pessoa, mesmo com a mesma doença. É muito importante que exista um acompanhamento multidisciplinar da pessoa com doença autoimune.
As equipas médicas desempenham um papel importantíssimo não só no diagnóstico, como no tratamento. Mas cada vez mais se reconhece a importância de existir acompanhamento por parte de nutricionistas, psicólogos e especialistas em atividade física.
Tratar a pessoa como um todo, física e mentalmente é essencial para promover a sua qualidade de vida e saúde.