Skip links

Glossário / Disfunção Sexual Feminina

Disfunção Sexual Feminina

O que é?

Uma disfunção sexual refere-se a alterações ou perturbações que impedem uma pessoa de vivenciar uma vida sexual satisfatória e gratificante. Estas perturbações podem ocorrer em qualquer fase do ciclo de resposta sexual e afetar pessoas de qualquer género e orientação sexual. Na literatura científica, os números referentes à prevalência de disfunção sexual apresentam alguma oscilação por todo o mundo.

Na Europa, a taxa de prevalência varia entre 28% e os 53%. Outros estudos indicam que, aproximadamente, 40% das mulheres enfrentarão algum tipo de disfunção sexual em algum momento das suas vidas.

Sintomas

As disfunções sexuais femininas podem abranger três áreas : 

  • A Perturbação da Excitação/Interesse Sexual consiste num atraso ou ausência de interesse na atividade sexual ou da excitação/prazer sexual durante a atividade sexual.
  • A Perturbação do Orgasmo caracteriza-se pelo atraso ou ausência de orgasmo e ou redução da intensidade das sensações orgásticas, após uma fase normal de excitação sexual e de estimulação adequada.
  • A Perturbação de Dor Génito-Pélvica/Penetração pode caracterizar-se pela dor vulvovaginal ou pélvica intensa decorrente da tentativa da penetração ou marcado medo/ansiedade em antecipação, durante ou como resultado da penetração vaginal.

Contudo, para que se esteja perante um diagnóstico de Disfunção Sexual, não basta estar-se perante uma dessas situações.

É necessário avaliar uma série de critérios específicos, o que é algo complexo e que deve ser devidamente avaliado por um profissional de saúde em Sexologia Clínica.

Causas

As disfunções sexuais podem ter várias causas, incluindo fatores físicos, psicológicos ou uma combinação de ambos.

Outras variáveis como falta de informação acerca da sexualidade, stress, doença mental, problemas relacionais, problemas hormonais, condições médicas crónicas e efeitos secundários de medicamentos podem agravar sintomatologia.

Como tratar

O tratamento pode envolver uma equipa multidisciplinar que engloba Medicina, Psicologia e Fisioterapia. 

A Medicina poderá ser essencial para descartar ou confirmar hipóteses físicas, e tratamento das mesmas.

A Psicologia poderá a ajudar a desbloquear medos e ansiedades, permitindo a construção de atitudes positivas em relação ao sexo. A educação e informação sobre a resposta sexual humana, são também muito importantes e eficazes na resolução ou diminuição do impacto que algumas dificuldades sexuais têm na pessoa.

Em alguns casos, as abordagens terapêuticas poderão incluir a sugestão de determinados exercícios e técnicas específicas. 

A Fisioterapia do pavimento pélvico poderá contribuir para níveis mais adequados de atividade e coordenação muscular do pavimento pélvico.

Referências

  1. Hall, K. S., & Binik, Y. M. (Eds.). (2020). Principles and practice of sex therapy. Guilford Publications.

Muito Obrigada

Ficamos felizes por a receber!

Para agendamento de consulta ou de acompanhamento integrado, entre em contacto connosco:

Continuar a navegar

Agendar

Ficamos felizes por a receber!

    Dúvidas? Fale connosco

    Inscrição no Curso de Cuidados Perinatais:
    Bem-estar Integral na Gravidez, Parto e Pós-parto

    Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

      Dúvidas? Fale connosco

      Inscrição no programa de mindfulness

      Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

        Dúvidas? Fale connosco

        Inscrição na formação “Como gerir a ansiedade”

        Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

          Dúvidas? Fale connosco