Skip links

Glossário / Compulsão por Compras

Compulsão por Compras / Perturbação por Compras Compulsivas / Oniomania

O que é?

Compulsão por Compras / Perturbação por Compras Compulsivas / Oniomania é o ato ou comportamento que uma pessoa tem de fazer compras de itens que são desnecessários e que muitas vezes ficam guardados sem uso.

Muitas pessoas que compram compulsivamente o fazem como uma maneira de enfrentar alguma situação difícil de lidar, ou em momentos que estão passando por estresse, ansiedade bem como estar com uma baixa autoestima. É como se as compras fossem solucionar, apaziguar aquele momento em que a pessoa não sabe lidar com as emoções vivenciadas e em vez de regular as emoções ou procurar solucionar os problemas de vida, ela recorre as compras como forma de aliviar as tensões e buscar bem-estar.

Porém esse alivio é temporário e muitas vezes vem acompanhado de um sentimento de culpa e vergonha e a pessoa acaba escondendo que fez tantas compras por medo de ser julgada e criticada e começa a mentir para a família ou o cônjuge sobre as compras que realizou.

Importante salientar que, os comportamentos de compra compulsiva não devem estar associados a outra condição de saúde mental, como períodos de hipomania ou mania próprios do transtorno bipolar.

Sintomas

O sintomas envolvem uma combinação de comportamentos compulsivos, repetitivos e impulsivos.

  • Dificuldade em resistir à compra de itens desnecessários;
  • Dificuldades financeiras por causa de compras descontroladas;
  • Preocupação em comprar itens desnecessários;
  • Problemas no trabalho, na escola ou em casa devido a compras descontroladas;
  • Gastar muito tempo pesquisando itens desejados.

A pessoa sente uma preocupação e uma necessidade em fazer compras ou gastar dinheiro. Tem pensamentos e impulsos intrusivos antes de iniciar a compra. Podem ter mudanças de humor durante a compra como sentir-se feliz, porém depois vem a culpa, a frustração e a vergonha.

Geralmente a pessoa é incapaz de interromper os comportamentos compulsivos de compras, mesmo sabendo que este ato trará efeitos negativos em sua vida.

Causas

O comprar compulsivamente pode estar cumprindo uma função de diminuir as emoções desagradáveis, para diminuir a ansiedade e o estresse, pois ao comprar a pessoa se sente mais feliz e isso vai sendo recompensador, assim o cérebro vai aprendendo que comprar alivia o mal-estar emocional e gera alegria o que vai viciando a pessoa em compras.

Outros fatores podem causar a compulsão por compras como não ter muitas atividades significativas para realizar, estar em casa sozinha, estar passando por uma separação ou outro tipo de problema ou conflito seja na família, trabalho ou social. Ter acesso fácil a crédito ou ter condição financeira favorável.

A compulsão por compras também pode estar relacionada a algum transtorno mental como a impulsividade, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), algum transtorno de personalidade, transtornos de ansiedade, transtorno alimentar ou depressão.

Consequências

As pessoas com Compulsão por compras (Oniomania) podem ter envolvimento em dividas, culpa, vergonha, conflitos familiares, mentiras, sofrimento psicológico. As consequências negativas surgem com o passar do tempo.

Assim, num curto espaço de tempo a oniomania pode trazer efeitos positivos como bem-estar emocional e alegria, porém a medida que o tempo vai passando vem a sensação de culpa, vergonha e ansiedade, a pessoa começa a mentir sobre as compras.  Muitos compradores compulsivos enfrentam sérios problemas financeiros e podem ficar endividados com lojas, bancos e agiotas.

Em alguns casos, eles podem estourar o limite de seus cartões de crédito, mas em outros casos, podem hipotecar algum bem material como o carro, a casa, as joias.

Outra questão negativa está relacionada aos conflitos familiares que surgem devido ao endividamento o que pode levar a um divórcio ou rompimento de vínculo com os pais, irmãos e amigos. Muitos compradores compulsivos chegam a usar o nome e documentos de algum familiar para poder comprar, lesando aquela pessoa financeiramente e moralmente, o que pode levar a agressões e rompimento de relacionamentos.

Como tratar

Geralmente é realizado por meio da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Esta terapia possui técnicas que podem reduzir os sintomas em muitos compradores compulsivos, ajudando as pessoas a identificar e compreender o motivo pelo qual usam as compras como um mecanismo de enfrentamento e a desenvolver habilidades de enfrentamento mais saudáveis. Além disso, também há evidências de que o transtorno compulsivo de compras responde ao tratamento com inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Por isso é importante consultar um médico.

Durante o tratamento com a TCC a pessoa poderá utilizar algumas estratégias como fazer ensaios comportamentais como, listar as compras necessárias e cumprir esta lista. Pode também utilizar o acompanhamento terapêutico, ou seja, programar as saídas para compras sempre acompanhada por alguém, pode ser um profissional que a está tratando, pode ser um amigo ou um familiar.

O acompanhante terapêutico será a pessoa que a ajudará a controlar as compras e seguir os itens da lista. Poderá utilizar a técnica do “eu observador”, ou seja, a pessoa se auto monitora e observa os pensamentos que geralmente estão envolvidos no ato de comprar.

Na oniomania, as pessoas podem ter pensamento do tipo “eu preciso comprar essa calça branca para melhorar a minha autoestima” ou “eu preciso comprar para aliviar minha ansiedade”. No momento que ela identifica esse pensamento, ela escolhe fazer outra atividade, seja desenvolver um hobbie, fazer yoga, caminhar, cozinhar. É preciso fazer uma atividade que ajude a reduzir a ansiedade que está levando a pessoa as compras, pois a maioria das pessoas que compram compulsivamente recorrem às compras quando estão ansiosas, entediadas ou estressadas.

Mudar os hábitos também ajuda no controle das compras. Assim a pessoa pode não ter mais cartões de crédito e comprar somente a vista e em dinheiro, levando para as compras somente a importância necessária para aquela compra especifica.

Outra técnica que poderá ser utilizada é Exposição e prevenção de resposta (EPR), onde a pessoa é confrontada com as situações que desencadeiam o desejo de comprar (exposição), e se impede a pessoa de realizar o comportamento (prevenção de resposta). A ERP deve ser colocada em prática em locais onde os pacientes costumam fazer compras (shoppings, lojas, sites, que tenham seus produtos preferidos). 

Um dos maiores problemas hoje para os compulsivos por compras são as vendas online. É muito fácil encher um carrinho pelo computador, basta alguns clicks. A ideia é cancelar e bloquear qualquer site que a pessoa esteja acostumada a comprar.

Ficar longe das redes sociais também pode ser uma mudança de estilo de vida importante para conter gastos compulsivos.

Referências

  1. Boermans, J. A. J., & Egger, J. I. M. (2010). Compulsive buying or oniomania: an overview. Tijdschr Psychiatr. 52(1):29-39. PMID: 20054795.
  2. Black, D. W. (2007). A review of Compulsive buying Disorder. World Psychiatry. Supl 6(1):14-8. PMID: 17342214; PMCID: PMC1805733.
  3. Brandtner, M., & Serralta, F. B. (2016). Terapia Cognitivo-Comportamental para Compras Compulsivas: Um Estudo de Caso Sistemático. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1), 181–188. Doi.org/10.1590/0102-37722016012116181188.
  4. Granero, R., Fernández-Aranda, F., Mestre-Bach, G., Steward, T., Baño, M., Agüera, Z., & Jiménez-Murcia, S. (2017). Cognitive behavioral therapy for compulsive buying behavior: Predictors of treatment outcome. European Psychiatry, 39, 57-65. Doi:10.1016/j.eurpsy.2016.06.004.

Muito Obrigada

Ficamos felizes por a receber!

Para agendamento de consulta ou de acompanhamento integrado, entre em contacto connosco:

Continuar a navegar

Agendar

Ficamos felizes por a receber!

    Dúvidas? Fale connosco

    Inscrição no Curso de Cuidados Perinatais:
    Bem-estar Integral na Gravidez, Parto e Pós-parto

    Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

      Dúvidas? Fale connosco

      Inscrição no programa de mindfulness

      Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

        Dúvidas? Fale connosco

        Inscrição na formação “Como gerir a ansiedade”

        Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

          Dúvidas? Fale connosco