Glossário / Clitóris
Clitóris
O clitóris constitui os órgãos genitais das pessoas com vulva localizado na região genital externa das pessoas com vulva. O clitóris é uma estrutura complexa, apresentando variações significativas em tamanho e sensibilidade. É visível acima da entrada da uretra e, muitas vezes, parcialmente coberto por uma dobra de pele, designada como capuz do clitóris.
O clitóris é uma estrutura composta por duas partes distintas. Uma parte visível, com cerca de 1 a 2 centímetros, conhecida como a glande do clitóris. Além disso também é composto por uma parte interna, constituída pelos corpos cavernosos, bulbos vestibulares e crus clitóris. Enquanto que a glande não é erétil, todos os outros componentes são compostos por tecido erétil, por isso, num estado de excitação sexual aumentam o seu tamanho.
O clitóris possui cerca de 10000 terminações nervosas, e a sua única função é única e exclusivamente oferecer prazer sexual às pessoas com vulva. A estimulação direta do clitóris é frequentemente associada à excitação sexual e pode desencadear o orgasmo.
Só em 2005 é que a anatomia do clitóris foi estudada com precisão pela ginecologista australiana Helen O’Connel. Através de ressonância magnética foi possível compreender de que forma as estruturas e os tecidos do clitóris se interligam a outras estruturas, como por exemplo a uretra e a vaginal. E, embora a uretra distal e a vagina não tenham caráter erétil, são estruturas intimamente relacionadas, formando um grupo de tecidos com o clitóris.
As relações anatómicas e interações dinâmicas entre o clitóris, uretra e parede vaginal anterior levaram ao conceito de complexo clitourethrovaginal (CUV), definindo uma área morfofuncional multifacetada que, quando adequadamente estimulada (seja pela estimulação da glande, seja pela estimulação vaginal) pode induzir uma resposta orgástica. Este trabalho contribuiu significativamente para uma compreensão mais aprofundada da complexidade desta estrutura anatómica tão essencial ao prazer.
Referências
- O’Connel, H. E., Sanjeevan, K. V., & Hutson, J. M. (2005). Anatomy of the clitoris. The Journal of urology, 174(4), 1189-1195.