Skip links

Glossário / Perturbação de Personalidade Borderline

Perturbação de Personalidade Borderline

O que é?

Caracteriza-se principalmente por instabilidade emocional intensa, sendo que uma das características centrais é a oscilação emocional, que podem passar em pouco tempo de sentimentos de alegria para tristeza, ou de irritabilidade para calma.

Têm muita dificuldade em estabelecer relações saudáveis.

Sintomas

Os sintomas podem incluir flutuações intensas de humor, impulsividade, pensamentos paranoicos temporários, medo do abandono, sentimento de vazio, autoimagem instável e comportamentos autolesivos.

As relações interpessoais são frequentemente marcadas por conflitos intensos, existe uma rápida transição entre a idealização de alguém e a desvalorização do mesmo. 

Causas

As causas são multifatoriais. Como já abordado, a predisposição genética desempenha um papel. No entanto, acontecimentos de vida como traumas na infância – abuso, negligência ou instabilidade familiar – também são fatores de risco significativos.

Além disso, há evidências de disfunções no funcionamento cerebral em pessoas com PPB, incluindo dificuldades no processamento de emoções.

Tratamento

É necessário a ajuda de um profissional de saúde para decidir o melhor tratamento nestas situações. Este pode passar por terapia, em grupo ou individual, sendo a terapia cognitivo-comportamento e a terapia comportamental dialética as que têm demonstrado melhores resultados. Pode ainda ser necessária a prescrição de medicamentos se for diagnóstica alguma doença psiquiátrica de base, como depressão, por exemplo.

Sobretudo, é crucial reconhecer o sofrimento causado por essa manifestação de agressão na pessoa afetada e nas pessoas que a rodeiam.

Consequências

Esta perturbação afeta frequentemente os relacionamentos interpessoais da pessoa, sendo que os torna mais instáveis, o que pode levar à solidão e ao isolamento.

Estes conflitos podem prejudicar ainda a atividade ocupacional do indivíduo. Além disso, a PPB frequentemente associa-se a outras doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade.

Como tratar

O tratamento é desafiante. Apesar de poder ser usado tratamento farmacológico, para doenças psiquiátricas existentes como depressão e ansiedade ou alívio sintomático, é a psicoterapia o principal tratamento.

A Terapia Dialética Comportamental é frequentemente considerada a abordagem mais indicada. Esta ajuda a pessoa a regular as suas emoções, melhorar relacionamentos interpessoais e reduzir comportamentos de risco, como a automutilação.

Referências

  1. American Psychiatric Association (2013) Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. 5th edn. Washington, D.C.: American Psychiatric Publishing.
  2. Harrison, P.J. et al. (2018) Shorter Oxford Textbook of Psychiatry. Oxford: Oxford University Press. 
  3. Perez-Rodriguez, Maria Mercedes; Bulbena-Cabré, Andrea; Bassir Nia, Anahita; Zipursky, Gillian; Goodman, Marianne; New, Antonia S. (2018). The Neurobiology of Borderline Personality Disorder. Psychiatric Clinics of North America, 41(4), 633–650. doi:10.1016/j.psc.2018.07.012

Muito Obrigada

Ficamos felizes por a receber!

Para agendamento de consulta ou de acompanhamento integrado, entre em contacto connosco:

Continuar a navegar

Agendar

Ficamos felizes por a receber!

    Dúvidas? Fale connosco

    Inscrição no Curso de Cuidados Perinatais:
    Bem-estar Integral na Gravidez, Parto e Pós-parto

    Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

      Dúvidas? Fale connosco

      Inscrição no programa de mindfulness

      Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

        Dúvidas? Fale connosco

        Inscrição na formação “Como gerir a ansiedade”

        Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

          Dúvidas? Fale connosco