Glossário / Baby Blues
Baby Blues
O que é?
Termo em inglês para designar melancolia pós-parto, consiste em flutuações leves do estado de humor da mulher, que se evidenciam nas primeiras duas semanas depois do parto (15 dias). Estudos indicam que 80% das mães evidenciam tais flutuações, não sendo assim considerada uma patologia, uma vez que é um período comum na maioria das mães, inicia-se durante a primeira semana pós-parto e costuma desaparecer pela terceira ou quarta semana pós-parto.
Sintomas
Os sintomas caracterizam-se principalmente, por alterações do estado de humor, choro, tristeza, preocupação, falta de concentração e de memória e sentimentos de dependência.
Causas
As causas destas alterações podem prender-se com alterações hormonais rápidas, stress físico e emocional causado pelo parto, desconforto ou dores físicas, descarga emocional depois da gravidez e parto, consciência do aumento de responsabilidade inerente à nova fase de vida com o bebé e consequente sentimento de medo, fadiga e privação de sono, desilusões/frustração de expectativas relacionadas com o parto, o apoio prestado pela parceria, a amamentação e a demanda do bebé ou outras.
Tratamento
O que as mulheres nesta fase necessitam é de serem cuidadas e acarinhadas, assim que possível, ter tempo para descansar/dormir mais, ter um tempo necessário para o seu cuidado pessoal e lazer, relacionar-se com outras pessoas, mesmo que por pouco ou o conseguido tempo, e preparar um plano para partilhar com a sua parceria/familiar as responsabilidades das tarefas e rotinas diárias da casa.
Referências
- Esteves-Gracia & Miyar Valdés (2017). Manual de Psiquiatría Perinatal. Guía para el manejo de los transtornos mentales durante el embarazo, posparto y lactancia. Editorial Médica Panamericana. Madrid.
- APA (2014). Manual Diagnóstico e Estatísco de Transtornos Mentais. DSM-5. Artmed. (5ªEd).