Glossário / Aparelho Reprodutor Feminino
Aparelho Reprodutor Feminino
O sistema ou aparelho reprodutor feminino consiste num sistema de órgãos envolvidos na atividade sexual, fertilidade, gravidez e parto.
É formado por órgão externos, onde se inclui a vulva (constituída pelos lábios maiores, menores e o clítoris), bem como por órgãos internos, onde se incluem a vagina, os ovários, as trompas de Falópio e o útero.
Colo do Útero
Corresponde à extremidade inferior do útero, localizada no topo da vagina. Apresenta uma passagem que permite a entrada do esperma ou a saída do fluxo menstrual. Durante o parto, permite também a passagem do feto.
Ovários
Os ovários são duas glândulas, em formato de amêndoa, localizados junto às paredes alterais da pélvis, um de cada lado do útero. As suas principais funções envolvem a produção dos gâmetas femininos (oócitos) e das hormonas femininas, nomeadamente o estrogénio e a progesterona
Útero
O útero é um órgão muscular oco, em formato de pêra. A sua parede é constituída por três camadas principais, uma externa – a serosa, uma intermédia – o miométrio (camada muscular), uma interna – o endométrio. O embrião e o feto desenvolvem-se no útero, o qual tem a capacidade de se adaptar e ajustar as suas dimensões ao longo da gravidez.
Referências
- Endocrinologia Clínica 7ª edição, 2020 Vilar, Lúcio