Glossário / Anorexia Nervosa
Anorexia Nervosa
O que é?
A anorexia nervosa é uma perturbação do comportamento alimentar grave da saúde mental. Esta doença é caracterizada por uma restrição alimentar significativa e persistente, resultando numa perda progressiva de peso corporal de acordo com a idade, género e altura da pessoa.
Além disso, a anorexia envolve um medo intenso de ganhar peso ou engordar, um comportamento contínuo que interfere no ganho de peso e uma distorção na perceção da imagem corpora que afeta a autoavaliação da pessoa e, por vezes, existe uma falta de reconhecimento da gravidade do peso atual.
Na anorexia nervosa, distinguem-se dois subtipos:
- Subtipo Restritivo, no qual a perda de peso é predominantemente alcançada através de dietas, jejuns e/ou atividades físicas.
- Subtipo Compulsivo-Purgativo, caracterizado por uma restrição alimentar acompanhado por episódios de compulsão alimentos e comportamentos purgativos tais como o vomito, abuso de laxantes ou diuréticos.
Sintomas e Consequências
Na anorexia nervosa, o indivíduo pode apresentar um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais.
Sintomas Físicos:
- Baixo peso corporal.
- Perda ou inconsistência no ciclo menstrual.
- Desmaios ou tonturas.
- Dificuldade em tolerar o frio.
- Inchaço ou obstipação.
- Cansaço.
- Pele seca e amarelada,
- Queda de cabelo no couro cabeludo ou crescimento de pelos finos no corpo.
Sintomas Psicológicos:
- Intenso medo de ganhar peso.
- Preocupação obsessiva com a alimentação, os alimentos, forma corporal e peso.
- Imagem corporal distorcida.
- Aumento de ansiedade e/ou depressão.
- Aumento de irritabilidade especialmente durante as refeições.
- Dificuldade na concentração, aprendizagem e memória.
- Baixa autoestima, perfeccionismo, culpa, vergonha.
Sintomas Comportamentais:
- Contagem de calorias.
- Relato de novas alergias alimentares.
- Restrição de grupos alimentares.
- Mentir sobre o que e quando comeram.
- Desenvolver rituais rigorosos relacionados com a alimentação.
- Utilização de laxantes, reguladores de apetite, diuréticos.
É importante salientar que estes sintomas podem variar em gravidade, e a longo prazo podem resultar em várias consequências, como uma dificuldade em engravidar ou perda de fertilidade, osteoporose, danificação dos órgãos vitais, problemas cardíacos e anemia, entre outros.
Tem um impacto enorme na vida da pessoa, comprometendo a sua vida social, carreira, família, amizades e relações amorosas.”
Causas
A causa exata da anorexia nervosa é desconhecida, mas sabe-se que resulta de uma interação complexa entre fatores biológicos, psicológicos e ambientais.
- Existe uma predisposição genética que torna algumas pessoas mais propensas a desenvolver anorexia nervosa.
- Fatores psicológicos, como um elevado nível de perfeccionismo ou traços de personalidade obsessivo-compulsivos, uma busca extrema pela perfeição e níveis elevados de ansiedade.
- Fatores ambientais, incluindo a pressão e idealização da magreza, o início da puberdade, eventos difíceis na vida e problemas de relacionamento.
Tratamento
O tratamento da anorexia nervosa deve ser iniciado o mais rapidamente possível, envolvendo uma abordagem multidisciplinar que inclui um psiquiatra, psicólogo e nutricionista. Esta equipa é fundamental para abordar tanto os aspetos psíquicos quanto os psicológicos da doença.
O objetivo do tratamento é alcançar um peso saudável, estabelecer hábitos alimentares regulares e adequados, desenvolver estratégias para lidar com situações de risco e prevenir recaídas, reduzir a preocupação com o corpo e peso, e modificar pensamentos e emoções desadaptativas relacionadas ao comportamento alimentar.
O processo de recuperação da anorexia nervosa é um caminho que requer tempo, paciência e colaboração contínua entre o paciente, a família e a equipa multidisciplinar de profissionais de saúde.
Referências
- Call, C., Walsh, B. T., & Attia, E. (2013). From DSM-IV to DSM-5. Current Opinion in Psychiatry, 26(6), 532–536. https://doi.org/10.1097/yco.0b013e328365a321
- Chidiac, C. W. (2019). An update on the medical consequences of anorexia nervosa. Current Opinion in Pediatrics, 31(4), 448–453. https://doi.org/10.1097/mop.0000000000000755
- DSM- 5 diagnostic criteria for Eating Disorders – InsideOut Institute. (n.d.). https://insideoutinstitute.org.au/assets/dsm-5%20criteria.pdF