Glossário / Anemia
Anemia
O que é?
A anemia é uma condição clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou da concentração de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais: 12-14g/dl nas mulheres e 13-17g/dl nos homens.
A hemoglobina é necessária para transportar oxigénio. Em situação de anormalidade nos glóbulos vermelhos ou valores de hemoglobina, a capacidade de transporte de oxigénio no sangue poderá estar comprometida.
Sintomas
Os sintomas de anemia variam dependendo da gravidade. Nas fases mais iniciais, a anemia tende a apresentar poucos sintomas sendo, por vezes, confundida com fadiga. Nas fases mais avançadas e mais graves, além da fadiga, apresentam-se sintomas como falta de força (astenia), tonturas, cefaleias, alterações do sono, sudorese, arritmias, hiperventilação, hipotensão, anorexia, entre outras.
Causas
As causas de anemia são muito variáveis, sendo que as mais comuns são:
- Deficiências nutricionais através de dietas inadequadas ou absorção inadequada de nutrientes como o ferro, vitamina B12 e o ácido fólico. Estes nutrientes são importantes para garantir a adequada produção de glóbulos vermelhos.
A anemia ferropénica (por deficiência de ferro) é a mais comum e demonstrou afetar o desenvolvimento cognitivo e físico em crianças e reduzir a produtividade em adultos. - Infeções (por exemplo, malária, infeções parasitárias, tuberculose, VIH), inflamação e/ou doenças crónicas podem fazer com que o mecanismo de produção de glóbulos vermelhos fique comprometido.
- Doenças hereditárias: doenças que tenham influência na produção de hemoglobina, como é o caso da esferocitose hereditária.
- Hemorragia: perda súbita de sangue
Tratamento
O tratamento da anemia deve ser adequado à causa e à gravidade. O foco deverá ser a reposição dos níveis de hemoglobina e glóbulos vermelhos.
É recomendada a suplementação de micronutrientes (ferro, ácido fólico e/ou vitamina B12) juntamente com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.
Se causa for hemorragia, é fundamental identificar a origem e proceder ao seu tratamento. Em casos mais graves deverá ser tida em consideração uma transfusão de sangue.
Anemia na Gestação
Durante a gravidez há um aumento fisiológico da necessidade de sangue para expandir o volume plasmático e permitir o crescimento da placenta. Naturalmente ocorre um aumento das necessidades de glóbulos vermelhos, e de uma forma mais acentuada, das necessidades de ferro. Por esta razão, a anemia na gestação está comummente relacionada com anemia ferropénica.
A anemia ferropénica é a deficiência nutricional mais comum entre mulheres grávidas no mundo e está associada a resultados adversos, como aumentar o risco de restrição do crescimento fetal, parto pré-termo, prematuridade e défices cognitivos no recém-nascido.
Torna-se assim essencial instituir práticas de prevenção, diagnóstico precoce, orientação e tratamento desta condição.
Referências
- World Health Organization. Anaemia [Internet]. Health Topics. [cited 2023 Nov 10]. Available from: https://www.who.int/health-topics/anaemia
- National Heart Lung and Blood Institute. Anemia in Pregnancy [Internet]. [cited 2023 Nov 10]. Available from: https://www.nhlbi.nih.gov/health/anemia/pregnancy