Glossário / Amenorreia
Amenorreia
O que é?
A amenorreia é a ausência ou interrupção da menstruação. Existem dois tipos de amenorreia (primária e secundária).
- Amenorreia primária:
- ausência de menstruação após os 13 anos de idade em raparigas sem caracteres sexuais secundários;
- ausência de menstruação após os 15 anos, em raparigas com presença caracteres sexuais secundários.
- Amenorreia secundária:
- interrupção da menstruação num período superior ou igual a 3 meses consecutivos ou superior ou igual a 6 meses consecutivos se ciclos irregulares, numa mulher previamente a menstruar.
Causas
Amenorreia primária
- Doenças genéticas (ex. Síndrome de Turner, etc.)
- Alterações hipotálamo-hipofisárias
- Alterações anatómicas (útero, vagina ou hímen)
- Atraso na puberdade
Amenorreia secundária
- Causas fisiológicas, como a gravidez, a amamentação ou a menopausa. (a gravidez é a causa mais comum em mulheres em idade fértil)
- Causas patológicas:
- Síndrome do ovário poliquístico
A Síndrome do Ovário Poliquístico (SOP) afecta cerca de 7-10% das mulheres em idade fértil. É caracterizada por irregularidades menstruais, hiperandrogenismo (hirsutismo, acne ou calvície) e/ou ovários com morfologia poliquística. As mulheres com SOP apresentam uma maior prevalência de excesso de peso/obesidade, de doenças psiquiátricas, como ansiedade ou depressão, bem como risco aumentado de diabetes mellitus tipo 2 e de doença cardiovascular.
A alteração do estilo de vida, em conjunto com anticoncecionais orais, sempre que indicados, representam o tratamento de primeira linha. - Amenorreia hipotalâmica funcional
A Amenorreia hipotalâmica funcional caracteriza-se por uma ausência de ovulação crónica, sem uma causa orgânica aparente.
Está habitualmente associada a situações de stress físico ou psicológico, alterações acentuadas de peso, atividade física excessiva ou doenças crónicas. - Distúrbios endócrinos (ex: doenças da tiróide)
Doenças da tiroide, como o hipertiroidismo ou hipotiroidismo podem cursar com amenorreia, pelo que a função da tiroide deverá ser avaliada. A elevação da prolactina poderá também ser uma das causas de amenorreia. - Medicamentos
A contraceção com progestativo isolado pode levar a uma ausência de menstruação, sendo um efeito esperado desta medicação. Outros fármacos, como antidepressivos e antipsicóticos podem estar associados à elevação da prolactina, que como explicado previamente pode levar à amenorreia.
Com a suspensão destas terapêuticas, a menstruação habitualmente regressa. No entanto, a gestão da medicação deverá ser sempre feita com acompanhamento médico. - Menopausa precoce
A insuficiência ovárica prematura (Menopausa precoce) é definida como amenorreia persistente com níveis baixos de estrogénio antes dos 40 anos de idade e esta condição afeta 1-5% das mulheres.
- Síndrome do ovário poliquístico
Tratamento
Todas as mulheres em idade reprodutiva com amenorreia, quer primária, quer secundária deverão ser avaliadas por um médico.
A investigação deve ser orientada de acordo com a história clínica, os sintomas e a evolução. Pode ser necessária, por exemplo, uma avaliação laboratorial com doseamento hormonal ou uma ecografia ginecológica.
A terapêutica depende da causa de amenorreia e deverá ser definida após uma investigação cuidadosa.
Referências
- https://www.acog.org/
- Endocrinologia Clínica 7ª edição, 2020 Vilar, Lúcio