Glossário / Alopécia
Alopécia
O que é?
Alopécia significa perda de cabelo. Existem diferentes tipos de alopécia. Mas antes de mais é importante esclarecer que perda é diferente de queda de cabelo.
A queda de cabelo é algo normal e habitual, o problema é quando o cabelo não é reposto ou se torna muito fraco, ou seja, quando existe perda ou enfraquecimento do cabelo. A perda de cabelo pode ocorrer numa área específica ou ser uma perda difusa na cabeça ou outras partes do corpo.
Algumas vezes o cabelo pode voltar a crescer e normalizar, ou poderá acontecer em alguns casos perda definitiva.
Os tipos mais comuns de alopécia são:
- Alopécia Androgenética;
- Alopécia Areata;
- Deflúvio Telogénico.
Causas
As causas da alopecia variam conforme o tipo de alopecia que estejamos a falar.
A Alopecia Androgenética, que se refere à perda de cabelo de padrão feminino ou masculino tem geralmente um caráter genético e é causada por um efeito hormonal nos folículos capilares.
Já a Alopecia Areata é causada por uma reação do sistema imunitário que ataca os folículos, que é ativa provavelmente por um conjunto de fatores ambientais e genéticos, mas também por situações de stress ou ansiedade. A alopecia areata pode ocorrer em conjunto com outras doenças autoimunes, como o Lúpus por exemplo.
O Deflúvio Telogénio é causado por um choque que provoca a paragem do crescimento do cabelo temporariamente, aumentando a queda de cabelo prematura. No entanto, existem ainda outras possíveis causas de queda de cabelo, como: tratamentos médicos como a quimioterapia, infecções, doenças de pele, entre outras.
Consequências
Apesar de existirem tratamentos, os mesmos podem não ser eficazes, e por isso é importante trabalhar a aceitação e adaptação para reduzir o impacto que viver com queda de cabelo pode ter. V
iver com perda de cabelo pode ter impacto emocional elevado, especialmente na auto-estima. Por outro lado, o medo de possíveis comentários poderá originar isolamento social. Poderá por isso ser importante recorrer a apoio psicológico para reduzir este impacto e aumentar a sua qualidade de vida.
Como tratar
O tratamento da alopecia depende do que a causa está a ser!
Se é uma infeção, por exemplo, a mesma poderá ser tratada. Se é uma associação com uma doença autoimune, controlar a mesma irá ajudar a reduzir a perda de cabelo. Se é um medicamento, poderá ser possível deixar de o tomar.
No caso da Alopecia Androgenética é possível fazer tratamentos para atrasar a perda de cabelo. O acompanhamento médico é importante para que a causa possa ser esclarecida e o tratamento feito de acordo com isso.